Estratégias para facilitar a leitura de crianças com deficiência e disfunções
A leitura é uma atividade que faz parte do cotidiano de crianças
(pelo menos deveria fazer!), seja como atividade educacional ou de
lazer. E, independente da finalidade da leitura, uma coisa é certa:
para que esta seja uma atividade ativa para crianças com disfunções e/ou
deficiências são necessárias adaptações.
Aqui estão estratégias para usar e ajudar a facilitar a
participação/compreensão da criança com disfunção e/ou deficiência
durante a leitura:
Escolha livros que são cognitivamente apropriados para a idade da criança ou grupo
Preste atenção, não estamos falando de idade cronológica, estamos
falando de desenvolvimento cognitivo. Se a criança de 10 anos está
funcionando cognitivamente como uma criança de 2 anos, escolha um livro
apropriado. A temática pode até ser para uma criança de 10 anos, mas é
necessário adaptar a história para as capacidades e necessidades
cognitivas de uma criança de 2.
Sempre dê escolhas, pergunte que livro a criança quer ler . Motivação e interesse são fundamentais!
Use elementos visuais e manipuláveis
Por exemplo, você pode usar fotos/imagens dos personagens e elementos
centrais da história. As imagens podem ser encontradas na internet ou
feitas por você. Elementos manipuláveis podem incluir objetos do
cotidiano, como uma garrafa que representa o personagem principal, um
pedaço de tecido ou folhas do jardim. Explore a sua imaginação e a da
criança, à medida que torna para ela a história mais palpável, mais
compreensível.
Importante: não use muitos elementos, pois o excesso pode se tornar
uma distração e não ter o efeito esperado que é estar focado na
história. Fique com elementos- chave que você pode usar ao longo da
história.
Faça perguntas, dê escolhas, estimule pensamentos criativos
Para uma criança com disfunção cognitiva significativa, você pode
começar perguntas simples relacionadas a história e aumentar a
complexidade. Se a criança tem dificuldade em responder às perguntas,
dar-lhes escolhas , como “Será que o coelho vai fazer seguir o caminho
ou seguir a raposa na história? ” Se para a criança esse tipo de
questionamento ainda é complexo, faça perguntas que ela possa responder
com sim e não.
Sempre use reforço positivo para celebrar os sucessos. Uma criança
não deve sentir-se como em um teste, a leitura deve ser um momento
prazeroso, confortável, envolvente e ativo; e, para isto são necessárias
as instruções corretas.
Placas de comunicação podem também ser úteis para uma criança que é não-verbal ou minimamente verbal.
Use variação de entonação e expressão facial ao ler
O uso de expressão durante a leitura melhora a capacidade da criança
de compreender melhor a história e responder a perguntas com mais
precisão. Entonação flutuante ao longo dos momentos da história e o uso
de expressões faciais são excelentes recursos para manter a criança
engajada e favorece a compreensão.
Use a experiência de uma criança e crie atividades sobre a história
Relacionando a história a experiência da criança facilita a
compreenssão. Por exemplo, ao ler a história de um coelho que pega tudo o
que tem na frente dele podemos comparar como as crianças se sentem em
uma loja de brinquedos. “Você já sentiu que queria tudo na loja de
brinquedos?” Muitos vão se identificar com isso e discutir!
Visitar uma loja de brinquedos e discutir a história pode ser uma
atividade de transição que pode ajudar a criança recordar informações e
trabalhar em sequencialmente e habilidades narrativas.
Fonte: http://www.reab.me/estrategias-para-facilitar-a-leitura-de-criancas-com-deficiencia-e-disfuncoes/
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